Possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Viçosa (1981), mestrado em Sensoriamento Remoto pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (1988) e doutorado em Ciências da Engenharia Ambiental pela Universidade de São Paulo (2000). Atualmente é professor assistente da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, cursos de graduação em Engenharia Cartográfica e Engenharia Ambiental. É credenciada no Programa de Pós-graduação em Ciências Cartográficas da Unesp, Campus de Presidente Prudente. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Sensoriamento Remoto, atuando principalmente nos seguintes temas: análise de imagens multiespectrais e classificação de imagens e inferência espacial por Redes Neurais Artificiais. Tem particular interesse no Sensoriamento Remoto da água e recursos terrestres, bem como na inferência de pigmentos fitoplanctônicos e cianobactérias por meio meio de espectrorradiometria e fluorimetria de campo. Tem atuado na revisão de artigos para o Boletim de Ciências Geodésicas, Revista Planta Daninha, Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental e Revista Brasileira de Cartografia e Anais da Academia Brasileira de Ciências.

Formação acadêmica

1995 – 2000
Doutorado em Ciências da Engenharia Ambiental.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Aplicação de redes neurais artificiais e sensoriamento remoto na caracterização ambiental do Parque Estadual Morro do Diabo., Ano de obtenção: 2000.
Orientador: Evlyn Marcia Leão de Moraes Novo.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Sensoriamento Remoto; redes Neurais Artificiais; Ecologia da Paisagem.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Geografia Física / Especialidade: Ecologia da Paisagem.
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Geografia Física / Especialidade: Geoecologia.
Setores de atividade: Produtos e Serviços Voltados Para A Defesa e Proteção do Meio Ambiente, Incluindo O Desenvolvimento Sustentado.

1984 – 1988
Mestrado em Sensoriamento Remoto (Conceito CAPES 7).
Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, INPE, Brasil.
Título: Estudo de anomalias na vegetação de transição (Mata Mesófila) da região do Alto Xingú – MT, através de técnicas de Sensoriamento Remoto,Ano de Obtenção: 1988.
Orientador: Roberto Pereira da Cunha.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Anomalias de vegetação; Infravermelho Próximo; Imagens Landsat.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra

1977 – 1981
Graduação em Engenharia Florestal.
Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.


Categorias:

Posts Relacionados

Pessoal

SIG 2017

Materiais utilizados na disciplina de SIG no ano de 2017 oferecida por Alisson do Carmo. Aula Assunto Arquivo 11/09/17 introdução ao geoprocessamento – slides 1 1 - Introdução ao Geoprocessamento 12/09/17 Estruturas de dados espaciais – Exploração no Qgis – slides 2 2.1 - carregar vetor e raster 2.2 -…

Equipamentos

Espectrofotômetro ACS

Fabricante: WetLabs Modelo: ac-s In-Situ Spectrophotometer

Espectrofotômetro submersível para realização de perfil de coeficientes de absorção e atenuação em corpos aquáticos. Possui resolução espectral de 4 nanômetros em cerca de 80 comprimentos de onda no intervalo de 400 a 730 nanômetros.

Notícias

SERTIE é entrevistado pela TV UNESP

Neste dia 13 de julho de 2017 o grupo SERTIE participou de matéria realizada pela equipe da TV UNESP. A matéria contou com a entrevista da docente e pesquisadora Maria de Lourdes, que abordou temas pertinentes aos trabalhos de pesquisas desenvolvidos pelo grupo. Além disso, as três principais áreas de interesse do…