Sou Luiz Henrique S. Rotta, graduado em Engenharia Ambiental pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de Presidente Prudente – SP. Possuo os graus de mestre e doutor em Ciências Cartográficas, ambos pela UNESP. Atualmente sou pesquisador de pós-doutorado com bolsa PNPD/CAPES, também pela UNESP de Presidente Prudente, desenvolvendo pesquisas em Sensoriamento Remoto, Geoprocessamento e Modelagem Ambiental.

Trajetória

Em 2004, ingressei no curso de Engenharia Ambiental na UNESP, Presidente Prudente – SP. Fui bolsista FAPESP de iniciação cientifica em 2006 e 2008, orientado por professores do departamento de Cartografia. Concluí a graduação em 2008, apresentando o Trabalho de Graduação (TG) na área de sensoriamento remoto e modelagem ambiental.

No ano de 2009, motivado pelas pesquisas de iniciação científica e no interesse em cursar mestrado, entrei no curso de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ciências Cartográficas da FCT/UNESP, orientado pelo professor Nilton Nobuhiro Imai, com quem já vinha sendo orientado na iniciação científica. Fui bolsista CNPq e realizei pesquisas na área de geoprocessamento e sensoriamento remoto hidroacústico para mapear macrófitas submersas em reservatório de hidroelétrica. Em fevereiro de 2011, obtive o grau de mestre em Ciências Cartográficas com a dissertação intitulada “Inferência espacial para mapeamento de macrófitas submersas – estudo de caso”.

Em 2011, tendo o interesse em continuar desenvolvendo pesquisas na área de sensoriamento remoto e geoprocessamento, ingressei no curso de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciências Cartográficas, com bolsa CNPq e sob orientação do professor Nilton Nobuhiro Imai e co-orientação do professor Enner Herenio de Alcântara. Mantive o interesse em continuar pesquisando vegetação submersa em reservatório, utilizando de equipamentos modernos para coleta de dados em campo e imagens de sensoriamento remoto. Modelos bio-ópticos para estimativa da altura da vegetação submersas foram elaborados com base na teoria de transferência radiativa na coluna de água. Entre agosto e dezembro de 2014 fui para a University of Georgia (Athens-GA, Estados Unidos) para ser orientado pelo professor Deepak Mishra do departamento de Geografia, que teve influência significativa nos resultados obtidos na pesquisa. Durante esse período fui bolsista CNPq de Doutorado Sandwich no Exterior (SWE). A tese intitulada “Estimation of submerged aquatic vegetation height and distribution in Nova Avanhandava reservoir (São Paulo state, Brazil) using bio-optical modeling” foi defendida em março de 2015. Atualmente, sou pesquisador de pós-doutorado junto ao departamento de cartografia da FCT/UNESP, dando prosseguimento aos estudos sobre qualidade da água e macrófitas submersas em reservatórios tropicais por meio de sensoriamento remoto.

Formação acadêmica

2016
Pós-Doutorado.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

2015 – 2015
Pós-Doutorado.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra

2011 – 2015
Doutorado em Ciências Cartográficas (Conceito CAPES 5).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
com período sanduíche em University of Georgia (Orientador: Deepak Mishra).
Título: Estimation of Submerged Aquatic Vegetation Height and Distribution in Nova Avanhandava Reservoir (São Paulo State, Brazil) Using Bio-Optical Modeling, Ano de obtenção: 2015.
Orientador: Nilton Nobuhiro Imai.
Coorientador: Enner Herenio Alcântara.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

2009 – 2011
Mestrado em Ciências Cartográficas (Conceito CAPES 5).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Título: INFERÊNCIA ESPACIAL PARA MAPEAMENTO DE MACRÓFITAS SUBMERSAS – ESTUDO DE CASO,Ano de Obtenção: 2011.
Orientador: Nilton Nobuhiro Imai.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

2004 – 2008
Graduação em Engenharia Ambiental.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Título: Caracterização espacial de variáveis limnológicas opticamente ativas baseada em imagens multiespectrais. Estudo de caso: planície de inundação do alto rio Paraná..
Orientador: Nilton Nobuhiro Imai.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.


Categorias:

Posts Relacionados

Pessoal

SIG 2017

Materiais utilizados na disciplina de SIG no ano de 2017 oferecida por Alisson do Carmo. Aula Assunto Arquivo 11/09/17 introdução ao geoprocessamento – slides 1 1 - Introdução ao Geoprocessamento 12/09/17 Estruturas de dados espaciais – Exploração no Qgis – slides 2 2.1 - carregar vetor e raster 2.2 -…

Equipamentos

Espectrofotômetro ACS

Fabricante: WetLabs Modelo: ac-s In-Situ Spectrophotometer

Espectrofotômetro submersível para realização de perfil de coeficientes de absorção e atenuação em corpos aquáticos. Possui resolução espectral de 4 nanômetros em cerca de 80 comprimentos de onda no intervalo de 400 a 730 nanômetros.

Notícias

SERTIE é entrevistado pela TV UNESP

Neste dia 13 de julho de 2017 o grupo SERTIE participou de matéria realizada pela equipe da TV UNESP. A matéria contou com a entrevista da docente e pesquisadora Maria de Lourdes, que abordou temas pertinentes aos trabalhos de pesquisas desenvolvidos pelo grupo. Além disso, as três principais áreas de interesse do…