O grupo SERTIE está inserido no diretório de grupos de pesquisa de Tecnologia da Informação Espacial cadastrado na base de dados do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e integra a linha de pesquisa de Sensoriamento Remoto e Geoprocessamento na Análise e Modelagem Ambiental do Programa de Pós-Graduação em Ciências Cartográficas (PPGCC) da UNESP, campus de Presidente Prudente.
O grupo foi constituído em 1997 e atua na área predominante de Ciências Exatas e da Terra e Geociências. Os docentes responsáveis e líderes do grupo são os professores doutores Maria de Lourdes Bueno Trindade Galo e Nilton Nobuhiro Imai.
Os principais objetivos da linha de pesquisa, no contexto do Programa de Pós-Graduação, são relacionados à Investigação dos diversos fenômenos ambientais e da paisagem que se caracterizam pela variabilidade espectral, espacial, temporal ou espaço-temporal, a partir de dados multifonte de Sensoriamento Remoto e da utilização da análise espacial e modelagem analítica e empírica. Prevê-se a integração de algoritmos e de dados obtidos por diferentes sensores, ou em diferentes configurações. Os temas investigados incluem: qualidade de águas interiores; monitoramento agrícola e ambiental; sucessão florestal.
Programa de Pós-Graduação em Ciências Cartográficas – PPGCC
Recomendado pela CAPES – Conceito 5
O Programa de Pós-graduação em Ciências Cartográficas (PPGCC) tem como meta a formação de mestres e doutores com alta capacidade de ensino e pesquisa na área de Ciências Cartográficas e correlatas, assim como formar pesquisadores para atuar em empresas públicas e privadas.
A necessidade da geocodificação de dados e informações, advinda da disseminação dos mecanismos de navegação e localização pessoal, telefones celulares com GPS, etc. e da crescente importância da observação da Terra para fins de gestão de recursos naturais, associados à disponibilidade de centenas de sensores de observação da Terra e de posicionamento, demandam conhecimento qualificado para atuar na aquisição, análise e representação da informação espacial. O PPGCC vem acompanhando esta e evolução, procurando investigar temas relevantes e formar recursos humanos vocacionados para o ensino, pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação.
O PPGCC recruta principalmente profissionais das áreas de Engenharia e Ciências Exatas e da Terra, incluindo Engenheiros Cartógrafos, Agrimensores, Civis, Agrônomos, Florestais, Ambientais, além de Matemáticos, Físicos, Geofísicos, etc. Os alunos aprovados no processo seletivo que cumpriram todas as exigências regimentais e regulamentares receberão o título de Mestre ou Doutor em Ciências Cartográficas.