SERTIE é entrevistado pela TV UNESP

O Grupo de Sensoriamento Remoto e Tecnologia de Informação Espacial para o Monitoramento Ambiental (SERTIE) representa uma das áreas de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Ciências Cartográficas da UNESP (PPGCC). Neste portal você entrará informações detalhadas sobre projetos, integrantes, estrutura, laboratórios e outros assuntos relacionados ao nosso grupo.
Assim como o próprio nome do grupo de pesquisa indica, a principal temática abordada pelo SERTIE é o Monitoramento Ambiental por Sensoriamento Remoto. Este é um foco consolidado no nosso grupo de pesquisa e vem sendo fortemente trabalhado pelos professores pesquisados, juntamente com pesquisadores pós-doutorandos, doutorandos e mestrandos do PPGCC.
Todos os projetos de atuação de nosso grupo de pesquisa são multidisciplinares e integram alunos e colaboradores de diferentes áreas do conhecimento, tais como: Ciência da Computação; Engenharia Ambiental; Engenharia Cartográfica; Estatística; Geografia; Matemática; entre outros. Atualmente, o grupo SERTIE possui frentes de atuação em cenários de estudos de ambientes aquáticos, sistemas agrícolas e florestas naturais, entre outros, todos baseados em dados de sensoriamento remoto.
O tema de nossas pesquisas é o sensoriamento remoto, que se trata da aquisição de informações sobre os diferentes objetos (alvos) da superfície terrestre, a partir do registro da radiação eletromagnética refletida por esses alvos. Quem registra esse sinal de retorno são sistemas sensores instalados em plataformas aéreas (e VANTs, mais recentemente) ou satélites, que produzem uma imagem da área observada, ou espectrorradiômetros terrestres ou subaquáticos, que geram a curva espectral usada para caracterizar e distinguir os materiais que estão dentro do campo de visada desse sensor.
A inserção do nosso grupo de pesquisa em um contexto multidisciplinar confere aspectos de impacto social aos nossos projetos que apresentam contribuições práticas importantes, como a possibilidade de identificar, mapear e monitorar condições críticas que são relevantes para as mais diversas áreas do conhecimento:
Nosso time é formado por docentes pesquisadores, colaboradores e discentes em níveis de graduação (projetos de Iniciação Científica), mestrado e doutorado.
Conheça abaixo alguns membros de nossa equipe
Possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Paraná – UFPR (2013) e mestrado em Engenharia Florestal pela Universidade do Estado Santa Catarina – CAV/UDESC (2016). No período de 03/2015 até 07/2016 foi professor substituto na área de Geociências e Estatística, para os cursos de Engenharia Florestal e Agronomia, na Universidade Federal de Santa Maria, campus Frederico Westphalen. Atualmente é aluno do Programa de Pós-graduação em Ciências Cartográficas da FCT-UNESP. Tem experiência na área de Recursos Florestais e Engenharia Florestal, com ênfase em Sensoriamento Remoto e SIG aplicados ao Manejo Florestal, atuando com os seguintes temas: LiDAR (Terrestre e Aerotransportado), Processamento Digital de Imagens, Sensores Hiperespectrais, Inventário Florestal e Dendrometria, Estatística e Experimentação.
2017
Doutorado em andamento em Ciências Cartográficas (Conceito CAPES 5).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Título: DETERMINAÇÃO DA ESTRUTURA TRIDIMENSIONAL DE UM FRAGMENTO DE MATA ATLÂNTICA INTEGRANDO DADOS LASER E HIPERESPECTRAIS EMBARCADOS EM VANT,
Orientador: Antonio Maria Garcia Tommaselli.
Coorientador: Veraldo Liesenberg.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Geodésia / Especialidade: Fotogrametria.
Grande Área: Ciências Agrárias / Área: Recursos Florestais e Engenharia Florestal.
2014 – 2016
Mestrado em Engenharia Florestal (Conceito CAPES 3).
Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Brasil.
Título: Extração de variáveis dendrométricas em árvores de Pinus taeda L. a partir de dados TLS e ALS,Ano de Obtenção: 2016.
Orientador: Marcos Benedito Schimalski.
Coorientador: Veraldo Liesenberg.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Lidar; Modelos Digitais; Extração Automática de Árvores; Inventário Florestal.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Agrárias / Área: Recursos Florestais e Engenharia Florestal / Subárea: Manejo Florestal / Especialidade: Dendrometria e Inventário Florestal.
Grande Área: Ciências Agrárias / Área: Recursos Florestais e Engenharia Florestal / Subárea: Manejo Florestal.
Setores de atividade: Produção Florestal.
2009 – 2013
Graduação em Engenharia Florestal.
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Orientador: Christel Lingnau.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Possui graduação em Engenharia Cartográfica (2015). Atualmente é mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ciências Cartográficas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, atuando na linha de pesquisa Cartografia, SIG e Análise Espacial, trabalhando mais especificamente com modelagem de banco de dados geográfico suportado por imagens orbitais e dados físicos.
2016
Mestrado em andamento em Ciências Cartográficas (Conceito CAPES 5).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Título: Análise Do Comportamento Sazonal De Macrófitas No Reservatório De Salto Grande Por Meio Da Organização De Imagens Mutitemporais E Dados Físicos Em Banco De Dados Geográficos,Orientador: Maria de Lourdes Bueno Trindade Galo.
Coorientador: Milton Hirokazu Shimabukuro.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
2010 – 2015
Graduação em Engenharia Cartográfica.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2006 – 2008
Ensino Médio (2º grau).
Escola Estadual Professora Maria José Barbosa Castro Toledo, SP, Brasil.
Possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Viçosa (1981), mestrado em Sensoriamento Remoto pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (1988) e doutorado em Ciências da Engenharia Ambiental pela Universidade de São Paulo (2000). Atualmente é professor assistente da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, cursos de graduação em Engenharia Cartográfica e Engenharia Ambiental. É credenciada no Programa de Pós-graduação em Ciências Cartográficas da Unesp, Campus de Presidente Prudente. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Sensoriamento Remoto, atuando principalmente nos seguintes temas: análise de imagens multiespectrais e classificação de imagens e inferência espacial por Redes Neurais Artificiais. Tem particular interesse no Sensoriamento Remoto da água e recursos terrestres, bem como na inferência de pigmentos fitoplanctônicos e cianobactérias por meio meio de espectrorradiometria e fluorimetria de campo. Tem atuado na revisão de artigos para o Boletim de Ciências Geodésicas, Revista Planta Daninha, Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental e Revista Brasileira de Cartografia e Anais da Academia Brasileira de Ciências.
1995 – 2000
Doutorado em Ciências da Engenharia Ambiental.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Aplicação de redes neurais artificiais e sensoriamento remoto na caracterização ambiental do Parque Estadual Morro do Diabo., Ano de obtenção: 2000.
Orientador: Evlyn Marcia Leão de Moraes Novo.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Sensoriamento Remoto; redes Neurais Artificiais; Ecologia da Paisagem.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Geografia Física / Especialidade: Ecologia da Paisagem.
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Geografia Física / Especialidade: Geoecologia.
Setores de atividade: Produtos e Serviços Voltados Para A Defesa e Proteção do Meio Ambiente, Incluindo O Desenvolvimento Sustentado.
1984 – 1988
Mestrado em Sensoriamento Remoto (Conceito CAPES 7).
Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, INPE, Brasil.
Título: Estudo de anomalias na vegetação de transição (Mata Mesófila) da região do Alto Xingú – MT, através de técnicas de Sensoriamento Remoto,Ano de Obtenção: 1988.
Orientador: Roberto Pereira da Cunha.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Anomalias de vegetação; Infravermelho Próximo; Imagens Landsat.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
1977 – 1981
Graduação em Engenharia Florestal.
Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.
Professor assistente doutor da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Campus de Presidente Prudente, desde 2006. Possui graduação em Bacharelado em Ciências de Computação pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da Universidade de São Paulo – Campus de São Carlos (1986), mestrado (1998) e doutorado (2004) em Ciências de Computação e Matemática Computacional pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da Universidade de São Paulo – Campus de São Carlos. Atua na área de Ciência da Computação, com interesse principalmente nos seguintes temas: visual analytics, processamento gráfico, organização e visualização de dados espaciais e temporais.
1999 – 2004
Doutorado em Ciências da Computação e Matemática Computacional (Conceito CAPES 6).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Visualizações Temporais em uma Plataforma de Software Extensível e Adaptável, Ano de obtenção: 2004.
Orientador: Maria Cristina Ferreira de Oliveira.
Palavras-chave: Visualização de Informação; Extração de Conhecimento; Análise Exploratória de Dados; Visualização Científica; Interação Usuário-Computador; Mineração de dados.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação / Especialidade: Banco de Dados.
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação / Especialidade: Arquitetura de Sistemas de Computação.
Setores de atividade: Informática.
1996 – 1998
Mestrado em Ciências de Computação – São Carlos.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Dentes Virtuais: Visualização para Apoio a Atividades Odontológicas,Ano de Obtenção: 1998.
Orientador: Rosane Minghim.
Palavras-chave: Reconstrução Tridimensional; Visualização; Rendering por Superfícies; Computação Gráfica; Processamento de Imagens; Interação.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Setores de atividade: Informática; Saúde Humana.
1983 – 1986
Graduação em Bacharelado Em Ciências de Computação – São Carlos.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
É Bolsista de Produtividade em Pesquisa – Nível 2 – CNPq e líder do Grupo de Pesquisa em Óptica Hidrológica. Participa como pesquisador nos seguintes grupos de pesquisa: (1) Grupo de Estudos em Ciências Atmosféricas, Oceânicas e Ambientais da Unifei, (2) Tecnologia da Informação Espacial da Unesp/PP e (3) Hidrosfera do INPE. É membro da American Geophysical Union (Ocean Sciences) e do IEEE Geoscience and Remote Sensing Society. Atualmente é Professor na Universidade Estadual Paulista ‘Júlio de Mesquita Filho’ (Unesp). É professor no Programa de Pós-Graduação em Ciências Cartográficas da Unesp de Presidente Prudente [Conceito CAPES 5]. Atua na área de limnologia e oceanografia por satélites.
2011 – 2012
Pós-Doutorado.
Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos – CPTEC, CPTEC, Brasil.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
2007 – 2010
Doutorado em Sensoriamento Remoto (Conceito CAPES 7).
Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, INPE, Brasil.
Título: Sensoriamento Remoto da Temperatura e dos Fluxos de Calor na Superfície da Água do Reservatório de Itumbiara (GO), Ano de obtenção: 2010.
Orientador: José Luiz Stech.
Coorientador: João Antônio Lorenzzetti.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Física de Águas Naturais; Interface Ar-Água; Sensoriamento Remoto Infravermelho Termal; Análise de séries temporais.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Geociências / Especialidade: Geoprocessamento.
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Meteorologia / Especialidade: Meteorologia Aplicada.
2005 – 2006
Mestrado em Sensoriamento Remoto (Conceito CAPES 7).
Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, INPE, Brasil.
Título: Análise da Turbidez na Planície de Inundação de Curuai (PA, BRASIL) Integrando dados Telemétricos e Imagens MODIS/Terra,Ano de Obtenção: 2006.
Orientador: José Luiz Stech.
Coorientador: Claudio Clemente Faria Barbosa.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Óptica Hidrológica; Recursos Hídricos; Análise Espacial.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Geociências / Especialidade: Geoprocessamento.
2000 – 2005
Graduação em Ciências Aquáticas (Oceanografia).
Universidade Federal do Maranhão, UFMA, Brasil.
Título: Aplicação do Sensoriamento Remoto e da Geoestatística no Estudo de Variáveis Físico-Químicas e Biológicas da Água do Estuário do Rio Anil, São Luís – MA.
Orientador: Flávia Rebelo Mochel.
Bolsista do(a): Canadian International Development Agency, CIDA, Canadá.
1997 – 1999
Ensino Médio (2º grau).
Escola Estadual Messias Pedreiro, EEMP, Brasil.
Quer saber mais informações sobre nosso time? Conheça o time completo
Rua Roberto Simonsen, 305
19060-900 - Presidente Prudente, SP, Brasil
+55 18 3229-5515 (Nilton Imai)
+55 18 3229-5503 (Maria de Lourdes)
Seg - Sex, 8:00-18:00